A Mercedes-Benz lançou em São Paulo o EQC, seu SUV totalmente elétrico e concorrente direto do Jaguar I-Pace.
A marca alemã não abriu a data exata ou o preço do novo carro no país. Um modelo foi trazido da Alemanha para treinar a assistência técnica no Brasil, o que sinaliza que o produto deve estar disponível em breve no mercado nacional.
Em Portugal, um EQC sai por aproximadamente 80 mil euros, mesma faixa de preço do I-Pace, que no Brasil está saindo por R$ 437 mil.
Globalmente, o carro concorre também com o Audi e-Tron e com o Tesla X. Já é sabido que a BMW também está preparando algo para este mercado.
É uma briga feroz no âmago de um mercado exclusivíssimo e diferenciadíssimo de carros de luxo tamanho família. Adicione-se que o carros elétricos são a última moda entre os ricos e famosos, e temos aí uma mistura explosiva, que pode levar uma montadora ao estrelato ou ao ocaso.
É o caso do Audi e-Tron que, apesar de ter gasto uma fortuna neste anúncio de gosto duvidoso no intervalo do Superbowl, não emplacou bons reviews da imprensa especializada e empacou nas vendas.
O carro da marca das quatro argolas falhou no projeto de engenharia e o resultado é um carro de não impressiona pela beleza, tampouco pelo desempenho. Uma preocupação à menos para seus concorrentes, portanto.
Já o EQC é um prodígio da engenharia. Ele faz de 0 a 100km/h em cinco segundos e sua bateria é capaz de rodar até 470 quilômetros antes de zerar por completo. Nada mal para um carro grande e gordo.
Além disso, a Mercedes inventou um recurso que une a conectividade automotiva com eficiência energética. Funciona assim: você está indo pela estrada e o carro percebe - por geolocalização - que existe um posto de recarga rápida mais à frente.
Presumindo que o motorista irá parar para reabastecer, o carro pré-aquece as baterias para que no momento da parada, o sistema esteja na temperatura ideal para uma recarga mais rápida. Genial.
O EQC é o primeiro da série EQ, prefixo criado pela Mercedes para seus elétricos. Para completar a família, são esperados o EQE, o EQX e o EQA, conhecidos hoje apenas como concept cars de feiras automotivas, mas que devem dar as caras até 2022, talvez antes.
Kommentare