VW Bate Recorde em Nurburgring

Para quem não acompanha automobilismo a notícia pode ter passado batida, mas este blog não pode ignorar o feito. A equipe bancada pela Volkswagen acaba de quebrar o recorde do mítico circuito de Nurburgring, na Alemanha, para carros elétricos, completando uma volta em 06m05s. O recorde anterior era do NIO EP9 (06m45s), que é um carro de rua bastante exclusivo, quase um protótipo, projetado na Califórnia com capital chinês. O circuito de Nordschleife tem quase 21 quilômetros de extensão e fica na parte norte de Nurburgring. O traçado dificílimo é usado ao longo do ano para track days. O principal evento anual são as 24h de Nurburgring. Foi nesta pista que Niki Lauda sofreu o acidente que quase lhe cobrou a vida em 1976. O apelido do autódromo é "Inverno Verde", apenas.


O carro leva a alcunha de ID.R e é um protótipo exclusivo para as pistas. Todos já sabemos que a VW vem investindo pesado na eletrificação de sua linha de veículos. A primeira família de puro-elétricos leva ID como prefixo. Já conhecemos o ID.3, revelado no mês passado, além do ID.Crozz, ID.Buzz, ID. Vizzion, ID.Buggy, ID.Roomzz e outros ainda por vir.


Agora, um segredinho. Não foram os engenheiros de carreira da VW que desenharam, projetaram e construíram ID.R. Ela "apenas" patrocinou o projeto e colocou seu logotipo no carro, tendo ganhos de imagem e, é claro, experiência em eletrificação. "Queremos estar na vanguarda da eletromobilidade com a Volkswagen e a família ID", explicou Frank Welsch, membro do Conselho de Administração e Desenvolvimento da Volkswagen.


A base do ID.R foi o Norma MMX, vencedor de Pikes Peak em 2017. Já o desenvolvimento do powertrain contou com apoio técnico da Integral Powertrain, empresa de consultoria especializada em engenharia de motores de tudo o que é tipo. O time contou ainda com suporte técnico do time Porsche Motorsport.


Conseguir um recorde de volta mais rápida nesta pista sempre foi uma coqueluche e motivo de orgulho para os envolvidos. A VW comprou a ideia e vem apostando na publicidade gerada por quebras de recordes em locais como Pikes Peak, onde o mesmo ID.R quebrou o recorde geral (que inclui carros de motor convencional) e agora em Nordschleife.


Confira a volta histórica a bordo do ID.R.



 

Subscribe Form

  • Facebook
  • Instagram